quinta-feira

O Cego


     
   Vindo de muito longe,
   Peregrino errante pela cidade,
   Caminha só e desconfia de todos.
   
   A conversar,
   Fala à toa consigo mesmo:
   “Sou eu mesmo quem me devo dialogar.”
  
   Bengala na mão,
   Bate o chão,
   Três toques de solidão,
   Mil tiques, taques,e nenhum,
   Nenhum cristão pra lhe assistir.
   Porém todos o vêem.
   
   Alguns o ajudam
   Quando tenta atravessar a rua,
   Gritam para guiá-lo:
   “Passa viado!”
   E ele passa,
   Indiferente à ofensa, continua,
   Sempre a conversar consigo mesmo.
  
   Outros riem de sua pressa,
   Se preocupam,olham,
   Mas nunca o ajudam.
   Contudo, ele passa,
   Indiferente a tudo, continua,
   Sempre a demonstrar segurança em si mesmo.

   Não diz seu nome,
   Não confia nos homens...
   Mas me revela o mundo,
   Sou aprendiz desse ser.

   Vindo de muito longe,
   Um cego,
   Me ensina muito, sem notar
   Que ao seu lado, eu, outro cego
   Começava a enxergar.


    Tácio Argolo





Um comentário:

  1. Perfeita!!!! Muito profunda a experiência de começar a enxergar à partir da expência de outras pessoas!!!

    ResponderExcluir